sexta-feira, 5 de junho de 2015

A MINHA ÁFRICA

A minha áfrica esta no chão em que piso de minha terra nascente
Onde há um espaço genuíno e carnavalesco de gente bamba
A minha áfrica está dentro da minha escola de samba
E começa pela batida do rufar do sopapo, do repique e dos tamborins.
Ela reascende a luminosidade colorida do verde e branco de seu estandarte
Em que o verde tem na sua cor o viço das relvas e matas 
E o branco a paz da arte que habita em mim
A minha áfrica está no compasso dos passistas e remelexos
A exibir seus adereços despidos de si, na moral de suas fantasias.
A minha áfrica está no passo marcado do suingue do negro
Lá no meio da bateria, com suas fisionomias, suadas.
A pingar gotas salgadas de um brilho infinito de além-mar
Das braçadas ritmadas que transmitem o afã da liberdade
Sincronizadas com os acordes de alegria de seu cantar
A minha áfrica está no olhar de Olorum sem medos
Está no grito sonoro do meu samba enredo, 
Samba de quadra, samba exaltação.
No arrepio daquela procissão de alas em sintonia
Em plena avenida com suas evoluções
Como se ali fosse à sala de encontros na Senzala
Com o batuque cúmplice e coletivo de irmãos
A minha áfrica está na vestimenta diária, das batas, brincos de argolas,
Colares de miçangas, dos espelhos e pinturas pra me embelezar.
Dos alimentos, quitutes dos deliciosos quindins e mungunzá.
Do gosto ardente da cachaça pra acalmar os lanhos
Dessa sofrida raça que está calejada de apanhar
Na luta sufocada visível e insistente a nos discriminar
A minha áfrica é o dengo da pretinha, da sarará e da mulata.
Travestidas das entidades Oxum, Iemanjá e Iansã.
De nariz achatado, beiço avolumado.
Do banzo das cantigas, das benzeduras das mucamas e cunhas.
A minha áfrica está nos seios fartos das amas de leite
A derramar o suco da vida com paixão, em cafunés de deleite.
Num som de vozes maternas que acalentam a razão
A minha áfrica está nos ventres que abrigam
E despejam no mundo os filhos desta nação
A minha áfrica está na geografia estampada da minha cara
Que transpassa mistura e descendência dos meus ancestrais e Oiás
A minha áfrica está na essência do destino de meus xacras
Ligadas de corpo e alma com a espiritual divindade
De meu Orixá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário